João Valio

João Valio é humorista, improvisador e palhaço. Conheça mais e contrate: www.joaovalio.com.br

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O Marketing da Comédia

Se você está lendo isso, deve saber que sou um comediante stand up, mas talvez o que você não saiba é que, como 90% dos meu colegas humoristas, eu também sou publicitário.
Até o dia de hoje achava essa informação apenas engraçada e bizarra. Quando alguém me vinha com a pergunta "Porque a maioria dos comediantes estudaram publicidade?" eu sempre fazia a mesma piadinha "Por que a maioria é vagabundo e não conseguiu coisa melhor na vida!". Mas hoje resolvi pensar melhor sobre o assunto e conclui que existem técnicas que só se aprende na área publicitária que são muito úteis na comédia.
Nesse ponto você deve estar pensando: "Claro né? Dãããã...publicitário tem que ser criativo e o comediante também!", mas eu quero ir um pouco mais fundo do que essa obviedade. Como diria um professor de marketing "O bom publicitário tem que ser, antes de criativo, ESTRATEGISTA"

É essa palavrinha que considero peça chave de uma boa apresentação de comédia: ESTRATÉGIA! Um viciado em War (jogo de tabuleiro) se daria muito bem no humor!
Comecei a perceber que na comédia não basta ser criativo, inteligente, ter boa postura de palco (ou outra dessas virtudes que nem sei se eu tenho), se você não for extremamente estratégico como um bom publicitário. Um bom marqueteiro relaciona bem 3 itens: público alvo (platéia), tipo de mídia (estrutura do show) e mensagem da campanha (texto).
De nada vale um texto super criativo e inteligente para uma platéia de pessoas com QI abaixo de 75 (isso quer dizer burro pra caralho...rs). -> público alvo e mensagem não se correspondem.
De nada vale um texto bacana com bastante gestual em um local que não ofereça estrutura ideal para suas performances. -> mensagem e mídia não se correspondem.
Exemplo: Todo humorista já deve ter pego uma daquelas platéias que não tá nem aí pro show e não para de conversar. É nesse momento que a estratégia tem que se sobrepor à rotina. Creio que nesses casos, a vaidade deve ser deixada de lado e assumir "eles não tão nem aí pra mim!", e pensar em uma estratégia de "como vou conquista-los?". Geralmente apelar para uma interação com a platéia é uma boa solução.

Finalmente, já que o assunto é estratégia fiz uma planilha onde relaciono os possiveis níveis de atenção que podemos ter da platéia com o tipo de material e postura que acredito que devemos ter no palco (é uma opinião totalmente pessoal, não precisa concordar comigo, faça sua própria estratégia).
Obs: Se você é um comediante stand up, deve estar pensando "Caramba, ele é mais nerd que o Murilo Gun", e eu digo que não! Se o Murilo tivesse feito esse gráfico teria "coeficientes da experiência do humorista e probabilidades de etnias em cada platéia"...rs



Obs: já fiz eventos empresariais e em bares com platéias com 100% de atenção. Os itens acima são só exemplos

3 comentários:

  1. João gostei do texto brother e tem grande fundamento, tudo que é planejado tem menos chances de dar errado, to fazendo comedia na minha cidade a 1 ano e é sempre bom receber experiencias de quem ja esta a mais tempo no ramo, abraços.

    Paulo Deodato

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  2. Digo aquilo que sempre conversamos. Também crio teorias, ou muitas vezes sigo teorias criadas por outros humoristas, mas a sua frase no final do texto derruba toda e qualquer teoria elaborada:
    "já fiz eventos empresariais e em bares com platéias com 100% de atenção. Os itens acima são só exemplos".

    Se um foge a regra, logo a regra não existe.
    Mas o texto é ótimo.

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  3. Osvaldo, talvez eu tenha me equivocado em dar aqueles exemplos na tabela, fazendo parecer que caracterizo aqueles locais como platéias boas ou ruins. Por isso, deixa esclarecer uma coisa:
    Minha teoria não é essa! E sim, em dividir platéias em niveis de atenção (100%, 80%, 40%, 20%) e você pode pegar platéias desses niveis em qualquer local, seja em teatros ou eventos em que se comemora a colheita do feijão...rs
    Por isso escrevi: "local onde GERALMENTE isso ocorre".
    Portanto você está certo numa coisa "a regra não existe", pois não criei nenhuma regra, só uma teoria de buteco...rs
    Abraços!
    João Valio

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